Logo Rafael Falcón

O Primeiro Passo para uma Educação Clássica

O primeiro nível da educação clássica é a formação literária. Aprenda como aplicar nas crianças de hoje as técnicas que formaram homens como Santo Agostinho e Dante Alighieri.

Assista ao vídeo acima para entender como cheguei ao conteúdo deste curso, ou leia mais abaixo para saber como você pode usá-lo para oferecer uma educação de elite a qualquer criança.

Camila AbadieEscritora e consultora

O curso foi um marco para minha família, no modo como conduzíamos a educação das crianças, mas, além disso, creio que será um marco para o Brasil, na formação de uma nova geração de brasileiros: uma geração que resgatará aquilo que as burocráticas e “burrocráticas” pedagogias e técnicas modernas de ensino roubaram de nós.


Ou confira as informações abaixo para saber qual é o conteúdo, a fundamentação e a utilidade desse material para você e suas crianças.


Francisco EscorsimProfessor e ensaísta

Não conheço melhor guia orientador do que o curso "A Formação Literária das Criança", do prof. Rafael Falcón. Refiz o curso agora no início de janeiro e já apliquei algo com meus filhos (tenho um de 11 e outro de 5). Garanto: você vai se sentir muito seguro de como conduzir o processo com esse curso. Sem contar que te ajudará imensamente com suas próprias lacunas de formação.


Que Método eu Sigo?

Se você se preocupa com a educação de crianças, sejam elas seus próprios filhos ou não, você provavelmente está ou esteve confuso com a imensa variedade de métodos e pedagogias que prometem transformar crianças em todo tipo de coisas -- desde bons cidadãos até gênios científicos.

Muitos desses métodos cumprem o que prometem. Mas e se eu lhe dissesse que isso não significa muita coisa? E se eu lhe dissesse que, em pedagogia, é secundário ser eficiente? Que importante, mesmo, é escolher o objetivo certo?

Nossos antepassados não tinham o menor interesse em formar gênios científicos, e muito menos bons cidadãos. Eles queriam formar sábios, heróis e santos; e tinham técnicas para fazer isso. Essas técnicas foram abandonadas porque as pessoas deixaram de ter interesse em formar sábios, heróis e santos. Hoje elas querem gênios científicos e bons cidadãos.

Posso estar enganado, mas não acho que isso esteja nos levando a um futuro melhor.​

Bom, eu não digo que sei formar santos​, nem mesmo heróis ou sábios. Mas posso transmitir a você as técnicas que aprendi com os pedagogos antigos e medievais. Se elas, por si mesmas, não transformarem seus filhos em sábios, heróis e santos, certamente prepararão o terreno de modo mais eficaz do que qualquer pedagogia recente. Como eu sei disso? Ora, elas já fizeram a mesma coisa com milhares de seres humanos ao longo de dois mil anos. Que método moderno pode reivindicar autoridade semelhante?


Ana Paula FarinonProfessora

Essas aulas foram um divisor de águas na minha vida, tanto no que tange a minha formação como professora, quanto na minha formação pessoal.
O que destaco de mais essencial foi descobrir a importância da formação literária no desenvolvimento das faculdades da alma, e do quanto essa educação é essencial para a aquisição de todos os conhecimentos posteriores.
Também foi muito elucidativo e inspirador refletir sobre a diferença do que é educar e o que é ensinar uma técnica; e assim compreender melhor o significado do que é ser professor.
Por fim, os conteúdos que trouxeste foram como uma brisa de esperança em relação à minha própria formação, à dos meus alunos e de meus futuros filhos!


Você Vai Aprender:

  • O que é educação literária, para que serve, e por que hoje em dia nenhuma escola a oferece;
  • Como qualquer adulto alfabetizado pode transmitir essa formação a uma criança;
  • Quais são os passos essenciais da educação literária de molde clássico;
  • Qual é o material adequado, e como consegui-lo;
  • Como ensinar tudo isso a uma criança do século XXI, levando em consideração seus traços de personalidade e seus interesses pessoais;
  • Como preparar e ministrar as aulas;
  • Como avaliar o desempenho do aluno;

Quer saber mais?


Ana Larissa PerissiniPsicóloga Clínica

Este é um curso para ver e rever: impossível apreender todo o conteúdo em uma única etapa. Também gostaria de adiantar aos pais que o conteúdo deste curso é de imediata aplicação para crianças, adolescentes e inclusive adultos.


Assista onde e quando quiser

Quatro aulas (mais uma aula-bônus) que você pode assistir na nossa sala de aula virtual, no seu tablet, celular ou até na televisão. As aulas ficam permanentemente disponíveis e você pode assistir quando quiser: basta acessar nossa Plataforma de EaD.

Aplicação imediata

Depois de assistir a essas quatro aulas, você vai saber tudo o que precisa para começar a transmitir às crianças uma formação literária segundo os moldes clássicos. 


A Educação que Você Nunca Teve

Se eu lhe propusesse um rigoroso treinamento de três anos para recuperar o tempo perdido e restaurar sua inteligência, você me responderia que não tem tempo. E eu acreditaria. Parte do seu tempo é gasta com trabalho ou tarefas diárias, outra parte dormindo, e o que sobra... com seus filhos.

E se você pudesse receber a formação que sempre lhe fez falta, enquanto cuida dos seus filhos? É exatamente o que estou propondo.​

Sei por experiência que seres humanos raramente têm disciplina e energia para realizar seus desejos mais nobres. Principalmente quando o fazem pensando apenas em si mesmos. Mas a coisa muda de figura quando os filhos entram em jogo.

A educação do seu filho depende de você. Eu sei disso; você sabe disso. Chega de ilusões, chega de delegar essa responsabilidade aos criminosos que administram a educação no Brasil e no mundo.​ É você ou nada. Você só está lendo esta mensagem porque já está convencido disso. Já aceitou esse peso sobre as suas costas.

E eu lhe digo que esse peso é leve, essa fraqueza é força. O senso de dever​ paterno e materno é justamente o que lhe dará o vigor, não só para salvar a formação dos seus filhos, mas a sua própria também. O que você não faria por si, fará por eles.

Se esse paradoxo te surpreende, seja bem-vindo: você acabou de entrar no mundo mágico da responsabilidade, onde milagres acontecem todos os dias.


Elpídio FonsecaTradutor

Leitor, não deixes de adquirir este curso, mesmo que ainda não tenhas filhos nem venhas a tê-los, pois, por incrível que pareça, serve para resgatar, em nós, adultos alfabetizados pelo método sócio-construtivista, as ferramentas perdidas.


Ao inscrever-se em A Formação Literária da Criança você também ganhará acesso ao curso Introdução a Os Lusíadas.

Obra em que conhecemos a alma portuguesa, que é nossa também, com suas emoções intensas e profundas, seu anseio pelo infinito; aqui também aprendemos o que é coragem, nobreza, valor; Providência, humildade, cavalheirismo cristão. Este curso é um exame, em três aulas, de trechos de Os Lusíadas, segundo a técnica dos antigos professores de literatura, que imperou nas escolas até três séculos atrás. É também uma demonstração de como o método clássico de exposição de textos tem muito a oferecer ao leitor moderno. (As aulas deste curso possuem em média 1:30hs de duração.)

Eu achava que sabia como conduzir a educação dos meus filhos, depois que eles passassem completamente pela etapa de alfabetização.

Bom, eu só achava que sabia! Depois deste curso vários pontos cegos foram iluminados e, sinceramente, agora eu não só tenho um mapa geral da condução de uma educação infantil sólida, mas estou consciente do que preciso para minha própria educação.

Em 4 aulas simples o professor Rafael abriu, no mínimo, 5 anos de caminhos a serem percorridos na minha educação e na educação dos meus filhos!

Marcos AlcântaraAnalista de Sistemas

Qual é o Investimento?

O curso inclui quatro aulas (mais uma de bônus), uma apostila completa e acesso permanente ao nosso ambiente virtual com o direito de fazer perguntas. Além disso os alunos também terão acesso ao curso Introdução a Os Lusíadas. O investimento total é de R$470.


Perguntas Frequentes

Qual seria a idade mínima das crianças em questão? Se eu ainda não tiver filhos, ou se meu filho for ainda bem pequeno, devo assistir ao curso ou esperar?

Vou poder baixar as aulas? Há limite de tempo para o acesso?

Quanto tempo terei que esperar para ter meu acesso liberado após o pagamento?

Qual é a duração das aulas? Qual é a carga horária total?

O valor do curso pode ser parcelado?


Alguma Dúvida?

Mande-me sua pergunta no e-mail contato@rafaelfalcon.com.br.