Rafael Falcón

Academia Trivium

Seminário de pedagogia clássica e artes liberais

Contam-se, com algumas omissões, apenas sete artes ditas liberais, porque nelas se educavam primeiro os que desejavam aprender a filosofia; e se dividem em trivium e quadrivium, porque por meio destas como vias ou passagens, o espírito vigoroso penetraria as câmaras secretas da filosofia.
S. Tomás de Aquino
Se você já estiver inscrito, faça login para acessar o curso.
Desde tempos imemoriais, o universo fechou-se para os olhos do homem. As Sagradas Escrituras contam como, seduzido pela promessa diabólica de fazer-se semelhante a Deus, o primeiro homem perdeu a amizade com a Verdade, foi expulso do paraíso terrestre e recebeu uma triste sentença: comerás teu pão junto ao suor do rosto.
Não era apenas o pão material que deveria ser conquistado com trabalho duro; todo o sustento da alma e do corpo teria a partir de então um preço.
A lua e as estrelas, os segredos dos animais e as virtudes ocultas das plantas, e até as próprias transformações da mente e do corpo, que outrora davam ao homem os meios de realizar os planos do Criador e de contemplar Sua grandeza, tornaram-se um enigma. A esfinge de Édipo dizia decifra-me ou te devoro; mas a inteligência humana se compara com mais vantagem ao Cérbero mitológico que guarda as portas do inferno.
Cérbero possui três cabeças, que segundo Bernardo de Chartres significam as três artes do trivium; as quais artes estão na mente, e por isso, são cabeças; e se expressam pela linguagem, e para tanto, há nele três línguas; e são artes poderosas e temíveis, pelo que as três bocarras dentadas; e se alguém tenta fazer uso delas, sem saber dominá-las, acaba destruído, e como que envenenado pela mesma força que desejou manipular — eis por que o pescoço coberto de serpentes.
No princípio, não havia trivium.

TURMAS

  • GRAMMATICA
  • rhetorica
  • dialectica

Programa

I. DICÇÃO, MEMÓRIA E PRONÚNCIA
1. Alfabeto e diferenças fonéticas;
2. Signum Crucis;
3. Salutatio Angelica;
4. Oratio Dominica;
5. Symbolum Apostolorum;

II. FUNDAMENTOS DA GRAMÁTICA
1. Gênero, Número, Pessoa, Tempo, Voz, Casos, Aspectos;
2. Partes do Discurso: Pronomes, Adjetivos, Preposições, Substantivos, Verbos, Advérbios, Conjunções, Interjeições;