Viver não é uma ciência, mas uma arte.
Módulos:
A Educação da Coragem
(Leitura do diálogo de Platão "Laques")
No “Laques”, um Sócrates ainda jovem e desconhecido é apresentado a um grupo de velhos soldados como exemplo de coragem e autoridade em educação. O grupo deseja saber como educar os jovens para se tornarem modelos de heroísmo.
12 Camadas da Personalidade
No módulo sobre a teoria das Camadas da personalidade, elaborada pelo Prof. Olavo de Carvalho, estamos falando dos estágios de desenvolvimento da consciência humana.
Taoísmo
No módulo sobre Taoísmo, discutimos as proximidades que existem entre a filosofia oriental e os princípios da metafísica e ética cristãs.
Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)
No módulo sobre MBTI, falamos sobre a formação das funções cognitivas e a influência dos modos de percepção no desenvolvimento da personalidade.
Temperamentos
A noção de temperamento não é apenas moralmente aceitável, confirmada pela tradição teológica da Igreja; ela é simplesmente verdadeira e irrefutável. A constituição corporal tem efeito notável e classificável sobre a psique e o comportamento.
Literatura
Após analisarmos os aspectos psicológicos das personagens de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, passamos agora à leitura do best-seller The Godfather, de Mario Puzo.
Eneagrama
De críticas à psicanálise e correções à filosofia do enegrama ao refinamento da percepção do que seja natureza e inclinação: o módulo de enegrama está se tornando na prática uma introdução à psicologia.
Símbolos e Mitos
No módulo Símbolos e Mitos, anteriormente intitulado Folclore e Fantasia, mostramos como figuras fantásticas podem revelar tanto aspectos culturais e sociais de um povo quanto traços da nossa própria personalidade.
Astrologia
Astrologia não é a solução para a nossa curiosidade — é um abacaxi gigante, uma trilha desolada e confusa, em que cada curva é uma nova oportunidade de perder-se; e se você tem pressa de aprender, já se pode dar por perdido. O único jeito de estudar o assunto a sério é discutir seus pressupostos filosóficos, não para justificar a técnica que nos foi transmitida nos manuais antigos, mas para verificar quando está errada, quando certa, em que sentido é razoável interpretá-la, em que sentido ela é absurda ou até supersticiosa.
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Depoimentos
Veja o que dizem os alunos do Projeto Animus:

Sarah Santos
Mãe e engenheira
São os temas existenciais do Projeto animus que fazem meu coração arder. Foi muito importante para mim entender sobre minha natureza, meus talentos, minhas inclinações e meus defeitos.

Rafael Cronje
Advogado
Talvez não fique evidente a quem olha de fora a unidade dos assuntos variados do Projeto Animus, como as tipologias e classificações humanas, a literatura e a mitologia, o Taoísmo, e os diálogos socráticos. A unidade está na vida a que o Professor Rafael Falcón nos faz aspirar por meio da sua abordagem desses assuntos. É uma vida dirigida pela Verdade, na qual cada coisa está no seu devido lugar e na qual os estudos técnicos e a erudição não são permitidos usurpar o amadurecimento moral. E o objetivo do Professor Falcón com o Projeto Animus é que seus alunos amadureçam para que, então, tenham condições morais de se tornarem inteligentes.

Pedro Arruda
Professor de inglês e latim
No Projeto Animus o professor ensina coisas que, até onde eu saiba, não se aprendem em nenhum outro lugar, e que não são informações resumidas tiradas de livros, que é o que se mais vê por aí, mas reflexões próprias suas muito maduras e sensatas a respeito de temas morais, existenciais, culturais, enfim, de tudo que visa ao amadurecimento da consciência do homem, no que se completa e explica, arrisco dizer, seu trabalho mais antigo dedicado à educação técnica e formal no latim e no letramento.

Eduardo de Moura
Professor e bombeiro militar
Encontrei no Projeto Animus certos assuntos do meu interesse numa perspectiva pela qual sempre ansiei e que eu não encontrava em parte alguma: uma perspectiva que considerasse como fundamento a bondade da natureza humana -- e não apenas a sua maldade, o seu desequilíbrio, os seus horrores. Não sei se sem o professor Falcón eu viveria para ver alguém filtrando certas tipologias e assuntos de interesse geral com tanta pureza, inteligência e otimismo cristão. Tenho certeza de que estas aulas têm o poder de apaziguar as almas e enchê-las de alegria e esperança.
"(...) me alegreste, ó Senhor, com vossos feitos,
E rejubilo de alegria em vossas obras."

Lívia Dantas
Mãe e professora
Quando olho para os módulos do Projeto Animus percebo ordem e unidade: há um organismo. Não se trata de uma justaposição de assuntos, nem de um passo a passo. As relações estão estabelecidas num nível mais profundo e espelham a própria alma humana, equacionando todos os elementos que definem aquilo que somos ao nascer, com a imagem do que somos chamados a nos tornar. Este é o único conteúdo que eu encontrei que não engessou a mim, aos meus filhos e alunos numa forma industrial do tipo "one size fits all". Internet afora vemos a aplicação irrestrita dos mesmos slogans, preceitos e remédios aos mais variados problemas, no melhor estilo fordista de produção de personalidades em massa. Aqui, não. Aprendemos a ordenar nossas percepções e a identificar de modo mais preciso os pontos em que precisamos crescer. É mais exigente: o Animus nos obriga a pensar. Mas, justamente por isso, é mais verdadeiro e mais capaz de iluminar os nossos olhos.

Veríssimo Anagnostopoulos
Tradutor e professor de latim
Os cursos do Projeto Animus são maravilhosos. Me ajudaram a compreender e aceitar melhor as causas de vários sofrimentos por que tenho passado, e para as quais estava cego; ajudaram inclusive a entender os motivos da própria cegueira.
Análise Existencial
Há uma longa tradição de filósofos e terapeutas associados ao termo “existencial”. Não pretendo nem fazer pouco dela, nem me filiar a nenhum desses autores. O que temos em comum é o campo de interesse: o sentido da vida, e como os vários atos particulares do homem aproximam-no ou afastam-no da realização desse sentido.
Nessa busca, parece desnecessário e até prejudicial apegar-se a alguma teoria. Estamos numa zona infinita, em que a limitada razão humana claudica e perde as forças. Aqui, não há ciência, e sim arte: é preciso aprender a tatear. Como em toda arte, a prioridade é da experiência concreta, em toda a sua riqueza, e qualquer conceito teórico é considerado meramente como instrumento provisório de análise da experiência.
O exercício de análise, aplicado sobre matéria suficientemente nobre, desenvolve o afinamento da inteligência com o coração, e permite que o homem aprenda a sentir o que não pode compreender. Nossa aposta, pois, é educar a sensibilidade para o sentido.
- Rafael Falcón
Lista de aulas:
A Educação da Coragem
Camadas da Personalidade
Literatura
Símbolos e Mitos
Eneagrama
Myers-Briggs Type Indicator [MBTI]
Temperamentos
Astrologia
Taoísmo e Ninjutsu
Perguntas Frequentes
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